Mural criado por

Dueto

   A Escola

A missão da Escola de Música

     A Escola de Música da Banda da Quinta do Picado tem como principal objetivo a prestação de um serviço cultural e educativo a toda a comunidade envolvente. O fundamento desta Escola de Música é facultar conhecimento musical, por intermédio de professores com formação específica em Música, a todos os interessados, nas suas mais diversas variantes e valências.

 

   Esta Escola de Música baseia-se numa atitude educativa, mas também numa forma de crianças/jovens/adultos ocuparem os seus tempos livres, aprendendo num ambiente saudável de agradável convívio, apostando na sua formação musical, na cultura e na aprendizagem de um instrumento musical.

 

  A aprendizagem de música desenvolve competências linguísticas, capacidades matemáticas e capacidades de leitura. Desenvolve também a coordenação motora, a leitura e a expressão de emoções. A aprendizagem de um instrumento musical, por seu lado, tem um efeito positivo no desenvolvimento de capacidades cognitivas na criança e no adulto.

 

   A Escola, já com provas dadas na solidez da formação musical dos seus alunos, com a entrada de cerca de 40 jovens no ensino artístico especializado em Conservatórios e Academias apenas nos últimos 2 anos, pretende continuar a prestar um serviço educativo de qualidade à Comunidade. Teve um aumento do corpo docente (para 14 professores das várias áreas instrumentais e teóricas) e apostou-se na continuidade pedagógica de professores com elevado valor humano e musical, e também na a inclusão de professores com elevadas habilitações específicas em Música. O atual Coordenador da Escola de Música é o Professor e Maestro Oscar Saraiva.

 

   Para qualquer assunto de índole pedagógica, contactar para: escolademusicabqp@gmail.com

Aprendizagem dos instrumentos musicais

   O estudo de cada instrumento de sopro tem como objetivo a entrada dos alunos na Banda de Música da Quinta do Picado, mas também a possibilidade de admissão em Conservatórios de Música e Escolas Profissionais de Música, dos alunos que desenvolvam esse interesse.

 

Flauta Transversal

Oboé

Clarinete

Saxofone

Trompete

Trompa

Trombone

Bombardino

Tuba

Percussão

Formação Musical

    Os programas de Formação Musical utilizados na Escola de Música da Banda da Quinta do Picado têm por base os programas de ensino oficiais utilizados nos Conservatórios e Academias de ensino artístico especializado de Música.

 

   Formação Musical – Iniciações (I, II, III, IV), Grau 1, Grau 2, Grau 3, Grau 4 e Grau 5

Classe de Conjunto

   Esta disciplina visa o desenvolvimento sustentado dos alunos na prática de música em conjunto, em grandes ensembles ou em formações instrumentais mais pequenas. Esta prática é bipartida uma vez que nas próprias aulas de Formação Musical têm a possibilidade de se apresentar em conjunto, nas variantes vocal, rítmica e melódica. Na formação sustentada de instrumentistas de sopro e percussão, a Escola de Música oferece a possibilidade de participação numa Orquestra Juvenil, para que a integração na Banda de Música da Quinta do Picado seja facilitada e todos possam usufruir da prática instrumental em conjunto, desde cedo.

 

   Orquestra Juvenil e Orquestra Ligeira

 

Todos os direitos reservados © 2016 | Banda Quinta do Picado | Site desenvolvido por cravopereira