A Banda da Escola de Música da Quinta do Picado foi oficialmente fundada a 10 de Dezembro de 1974, pela vontade e  ambição de três homens da terra: o Sr. António da Rocha Gomes, o Sr. José Balseiro e o Sr. Manuel Rodrigues Paiva Júnior. Pelas sucessivas direções, desde a sua génese e até à atualidade, passaram também figuras como António Simões, José Maria Fonseca, Daniel Pires e Albino Amorim, sendo que, nos dias de hoje, se encontra em funções um corpo diretivo presidido por Vítor Silva, constituída por pessoas diretamente ligadas à Banda e Escola de Música.

 

    A Banda teve o seu início como uma escola de música. O aparecimento dos primeiros alunos e o trabalho continuado dos professores fundadores constituíram assim os alicerces que deram origem à Banda de Música, sendo que apenas após dois anos de aulas na escola a Banda fez a sua primeira aparição pública sob a égide do Maestro e Fundador José Balseiro. Mais tarde, a direção artística da Banda de Música ficou a cargo dos Maestros Victor Saudade, com o qual foi gravado o primeiro cd, e Hugo Marinheiro, que foram sucessivamente elevando o nível artístico musical.

 

      Esta associação sempre teve o objetivo de providenciar o conhecimento musical necessário para que os seus alunos pudessem prosseguir os estudos musicais. Prova do excelente trabalho de formação feito até hoje é o elevado número de alunos pertencentes à Banda de Música, que neste momento estudam em Conservatórios e Academias de Música do ensino artístico especializado.

 

     A escola de música, que em 2011 contava com cerca de 10 alunos, foi reorganizada pelo Professor e Maestro Óscar Saraiva aquando a sua entrada na Banda de Música.

 

     Com uma agenda anual de serviços bastante preenchida, entre concertos, festas e romarias, a Banda orgulha-se em ter, na atualidade, um efetivo de 70 músicos da casa, em larga maioria formados pela escola de música desta associação. Desde 2011 e até aos dias de hoje, a direção artística da Banda da Escola de Música da Quinta do Picado encontra-se sob a batuta do Professor e Maestro Óscar Saraiva, que apresenta um trabalho de enorme profissionalismo e um caráter de elevado valor para a Banda.

   Historial da banda

 

Todos os direitos reservados © 2016 | Banda Quinta do Picado | Site desenvolvido por cravopereira