Maestro

Óscar Saraiva | Currículo Musical

Iniciou a sua caminhada musical na Escola de Música da Banda da Quinta do Picado, aos 7 anos, como aprendiz de Clarinete. Após as primeiras aulas com o Prof. Amílcar e o Prof. Vitor Saudade, ingressa no Conservatório de Música de Aveiro (CMACG) onde tem a orientação do Prof. Nélson Aguiar. Prosseguiu depois os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) com o Prof. Luís Carvalho. De seguida continuou a sua formação na Universidade de Aveiro (UA) onde concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Ensino de Música. Fez o seu estágio pedagógico como Professor de Clarinete no CMACG e na conclusão de curso desenvolveu uma tese sobre a Experienciação em Orquestra Ligeira: Contributos para o Desenvolvimento Pessoal e Curricular.

Como clarinetista participou em concertos com a Orquestra Clássica de Espinho, Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra APROARTE, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, Orquestra de Sopros da Póvoa de Varzim, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica da Bairrada, Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda, Orquestra de Jovens do XIX Curso Internacional de Música do INATEL, orientadas por maestros como Martin Lutz, Luís Carvalho, Cesário Costa, António Vassalo Lourenço, Vasco Pearce de Azevedo, Ernst Schelle, Jerzi Kosek, Imants Resnis, Pawel Przytocki, Pascual-Vilaplana, André Granjo, Hugo Ribeiro, David Wyn Lloyd e Miguel Moreno Guna, entre muitos outros. Foi fundador e membro integrante do grupo de World-Music - Klezmer OSMAVATI (música judaica/romena/balcãs/fusão), com o qual atuou em todo o país e também para a RTP, no programa Portugal no Coração. Com o grupo orientou o Workshop O Clarinete na Música Klezmer decorrente no Festival Andanças 2008 e atuou ainda no OuTonalidades 2010, Festival Andanças 2010, VII Festival CeltiRock 2010, Performas 2010, FARAV 2011, Mun'Danças 2012, Serranices 2012, FlaviaeFest 2012, ByonRitmos 2012 e 2º Festival de Clarinetes Norte-Alentejano. Foi solista com a obra Ebony Concerto (Stravinsky) para Clarinete Solo acompanhado por Orquestra de Jazz, na EPME em 2004, participou em ensemble de clarinetes, no ClarinetFest - Porto 2009 – Casa da Música, com a interpretação da obra New York Counterpoint e atuou já diversas vezes para RTP e SIC, e também em países como Portugal, Brasil, Espanha, Luxemburgo, Áustria, França e Alemanha.

 

Paralelamente à sua formação contínua frequentou seminários, cursos, masterclasses e workshops de Improvisação, Educação, Direcção de Banda/Orquestra de Sopros, Jazz, Interpretação de Swing, Interpretação de Música Latina e Musicoterapia com diversos pedagogos e professores, destacando-se António Saiote, Jose Ignacio Petit, Bruno Graça, Manuel Jerónimo, José Ricardo Freitas, António Rosa, Helena Caspurro, Márcia de Vasconcelos, António Alves, José Duarte e Francisco Ferreira. Já orientou diversos masterclasses e workshops técnico-interpretativos de Clarinete. É também autor de várias composições originais e arranjos para diversos instrumentos e ensembles.

 

Como Maestro/Diretor Artístico, dirigiu a Orquestra Ligeira de Vagos (OLV) onde desenvolveu uma imensa actividade, participando em encontros de orquestras em Leiria, Marinha Grande, Porto, Coimbra, Loures, São João de Loure e Vale de Cambra, entre dezenas de outros eventos. Participou também na organização do 1º, 2º e 3º Encontro de Orquestras Ligeiras em Vagos e no programa SIC ao VIVO, em 2009. Foi também Maestro e fundador da Orquestra Ligeira de Mamarrosa (OLMA) – Oliveira do Bairro, com a qual realizou diversas apresentações públicas, destacando-se a abertura do concerto dos "Da Weasel" na FIACOBA 2009, a abertura do concerto dos "Santos e Pecadores" na FIACOBA 2010, a participação no IX Festival da Canção na ADREP, no 3º Encontro de Orquestras Ligeiras - Cidade do Porto 2010, a participação/organização no 1º Encontro de Orquestras Ligeiras de Oliveira do Bairro e a actuação na RTP1, em 2010, inserida no Programa À Volta. É Maestro da Banda da Escola de Música da Quinta do Picado desde Outubro de 2011, tendo realizado um trabalho de reestruturação da Banda de Música e da Escola de Música. Foi também maestro-assistente na Sinfonia nº2 em Dó menor, Ressurreição, de G. Mahler, atuando na 11ª edição dos Festivais de Outono (2015), com a participação conjunta da Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Sopros e de Cordas da UA, Coro do DeCA-UA e Coro da ESMAE.

 

Atualmente é Professor de Clarinete e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Águeda (CMA), no Conservatório de Música David Sousa (CMDS) e na Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP). É Maestro da Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Águeda e da Banda da Escola de Música da Quinta do Picado. Frequenta também o seu 2º Mestrado em Música (Direção de Orquestra de Sopros) na Universidade de Aveiro.

 

Todos os direitos reservados © 2016 | Banda Quinta do Picado | Site desenvolvido por cravopereira