Hélder Pereira | Currículo Musical

Professores

Maestro e Professor de Saxofone.

 

      Hélder Miguel Pereira Maio, natural de Aradas, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com o Professor Amílcar, iniciando a sua aprendizagem no Saxofone Alto.

Aos 8 anos de idade ingressa na Banda e Escola de Música da Quinta do Picado. Mais tarde, continuou os seus estudos com o Professor Pedro Carvalho durante um ano, sendo que, em 2015 começou o seu estudo mais aprofundado do instrumento, estando a realizar um Curso Livre de Saxofone no Conservatório de Música de Águeda sob a orientação da Professora Susana Araújo. Frequentou alguns workshops técnico-interpretativos de Saxofone e de Percussão com os Professores Fernando Ramos, Hugo Marinheiro, Pedro Carvalho e Luís Fernandes.

 

Saxofonista da Banda e Escola de Música da Quinta do Picado acerca de 14 anos. Com esta Banda, colaborou na gravação de um CD em 2004, na comemoração do 30º Aniversário da Banda. Em 2008 foi aos Açores, com a Banda e Escola de Música da Quinta do Picado, em intercâmbio com a Banda União Ribeirense. Durante estes anos na Banda, passaram por ele alguns maestros, tais como: Vítor Saudade, Hugo Marinheiro, e no presente, Óscar Saraiva. Desde 2011, exerce também a função de Professor da Classe de Saxofone e Classes de Conjunto de Saxofone na Escola de Música da Banda da Quinta do Picado. Desde 2013, é o coordenador de uma vertente que a Banda e Escola de Música da Quinta do Picado proporciona às pessoas e comissões de festas, o “Grupo das Modinhas”, fazendo todos os arranjos que se tocam neste conjunto. Trata-se de um grupo de músicos destinados a peditórios de Festas e Romarias, que proporcionam grandes momentos a toda a comunidade de norte a sul do país. Ainda no ano de 2013, até ao presente, tornou-se membro integrante de um Projeto Musical de animação de rua, denominado de “Funk na Quinta”, sendo este, um grupo com um estilo de música funk, que apesar de recente, conta já com várias atuações pelo país no seu currículum.

 

Em Março de 2015, assume a função de maestro da RIA Jazz Orchestra da associação Escola de Música da Quinta do Picado. Dirigiu esta Big Band em vários palcos, nomeadamente, Feira de Março, Encontros de Orquestras Ligeiras, Cineteatro S. Pedro de Águeda, Teatro Aveirense, Festas de S. Gonçalinho, Estação da Luz, etc.; protagonizando um dos momentos mais altos da RIA Jazz Orchestra, dirigindo um concerto no Teatro Aveirense que juntou música e comédia, com o humorista e músico Francisco Menezes. Esta Orquestra tem como objetivo difundir a Música Ligeira nas camadas mais jovens, pois, é uma oportunidade para os mais novos de experimentar este tipo de música pelas suas características e de fazer parte de um tipo de Formação que não é muito comum no nosso país

 

Já colaborou com diversas formações instrumentais, com maior ênfase em Bandas Filarmónicas, essencialmente com a Banda Música Nova de Ílhavo sendo dirigido pelo Maestro Jorge Ferreira; e com a Banda Nova de Fermentelos sob a alçada do Maestro João Neves; com a Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Águeda num concerto realizado no AgitÁgueda, sob a orientação do professor Óscar Saraiva. Trabalhou ainda com o prestigiado Maestro espanhol José Ignácio Petit no “II Estágio de Bandas”, realizado na Banda Filarmónica Ressureição de Mira. Também em 2015, colaborou com o Projeto MusicAmiga coordenado pela Professora Susana Grangeia, levando o timbre do Saxofone a faixas etárias dos 8 aos 80 anos.

 

Todos os direitos reservados © 2016 | Banda Quinta do Picado | Site desenvolvido por cravopereira